Biografia

Amarildo Nascimento

Amarildo Nascimento é Trompete/Solista da OSUSP (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo), Artista dos Trompetes B&S e atua como Solista e Camerista membro do São Paulo Brass Trio.

Pós-Graduado em Educação Musical, Pós-Graduado em Pedagogia e Perfomance em Instrumentos de Metais e Bacharel em Música/Trompete, Amarildo foi Professor de Trompete e Música de Câmara do Curso Superior de Música (Bacharelado) da Faculdade Cantareira entre 2010 e 2019.

Enquanto solista esteve à frente da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), Orquestra Filarmônica de Montevidéu, Orquestra Acadêmica de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP (OCAM), Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (BSJESP) entre outras.

Como camerista é integrante do São Paulo Brass Trio e apresenta-se em recitais com seu Duo de Trompete e Piano. Participou da 42ª Conferência Anual de Trompetistas (2017), realizando performance da peça Abril Desconhecido by Celso Mojola (dedicada a Amarildo), promovida pelo International Trumpet Guild (ITG) nos Estados Unidos. Como músico convidado já atuou em diversas orquestras no Brasil, entre as quais se destacam a OSESP, OSB, OSSA, ORTHESP entre outras. Foi o principal trompete do musical da Broadway “A Bela e a Fera” (temporada 2009) e, como Primeiro Trompete, fez a gravação da trilha sonora do filme “Salve Geral” (representante do Brasil ao Oscar de melhor filme estrangeiro; Vencedor do “Festival de Cinema Brasileiro de Miami”. Direção Sergio Rezende, 2009).

Entre os anos 2001 e 2009 integrou o naipe de trompetes da Orquestra Experimental de Repertório. Foi também integrante do naipe de trompetes da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (entre 1998 e 2001).

Em 2018 participou do festival “Camarão Brass and Percussion” realizado em Natal, recebendo orientações do fenomenal solista internacional Ole Edvard Antonsen. Participou do Music Seminars in Tuscany 2015 realizado na Itália recebendo orientações dos professores Reinhold Friedrich e Kristian Steenstrup. Participou como recitalista e como solista do 7º e 8º Encontro Internacional de Trompetistas promovidos pela ABT (Associação Brasileira de Trompetistas). Como professor convidado atuou em festivais de música no Brasil e na América do Sul além de já ter ministrado masterclasses em diversos lugares do Brasil e, em janeiro de 2018 ministrou uma masterclass/recital na Universidade da Flórida (EUA).

Como intérprete e/ou ouvinte, participou de masterclasses com renomados trompetistas internacionais, entre os quais se destacam: Phillip Smith – New York Philarmonic (Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2004); Fred Mills – Canadian Brass (ULM); Malte Burba – Alemanha (FASM); Ole Edvard Antonsen – Noruega (FASM); Mathias Höfs – German Brass (Teatro Municipal de Santo André); Martin Hurrel – BBC London (ULM); Rex Richardson – Artista Residente do London’s Trinity College of Music (Faculdade Cantareira, 2010); Russel DeVuyst –Orchestre Symphonique de Montreal (Faculdade Cantareira, 2010); Marc Reese – Empire Brass (EMESP, 2012) e Paulo Merkelo – Orchestre Symphonique de Montréal (Faculdade Cantareira, 2013), Pacho Flores – Solista Internacional (São Paulo 2016), Martin Angerer (Faculdade Cantareira 2017) e Friedman Immer (Faculdade Cantareira 2017).